SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A Base Nacional Comum Curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino MédioLeitura em ambiente digital: contribuições do aplicativo “Bamboleio” em contexto remoto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

CARMO, Gerson Tavares do  e  SOUZA, Rozana Quintanilha Gomes. Empatia no contexto educacional: relatos de estudantes jovens e adultos. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e039.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-39.

Este artigo discorre sobre a importância de valorizar a empatia no contexto educacional e, particularmente, na Educação de Jovens e Adultos. Como objetivo, pretende-se investigar como a empatia ou a falta dela na relação professor-aluno pode interferir no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, aplicou-se um questionário a uma turma de estudantes jovens e adultos de um campus do Instituto Federal Fluminense, que foi elaborado com base na teoria de Carl Rogers sobre o construto multidimensional da empatia, no qual inclui três componentes: cognitivo, afetivo e comportamental. Os dados obtidos revelam que, em meio a um ambiente não propício à empatia, os alunos buscam, por iniciativa própria, estratégias para criar relações empáticas com os professores para continuarem vinculados à escola.

Palavras-chave : Empatia; Educação de Jovens e Adultos; Relação professor-aluno; Processo de ensino e aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )