SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29La empatía en el contexto educativo: relatos de estudiantes jóvenes y adultosIndicadores de evaluación de la Enseñanza Remota de Emergencia en una escuela pública brasileña durante la pandemia Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira  y  FERREIRA, Sarah Cristina Costa. Leitura em ambiente digital: contribuições do aplicativo “Bamboleio” em contexto remoto. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e040.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-40.

É certo que estamos inseridos em uma sociedade múltipla e conectada. Sendo assim, a cibercultura propicia a oportunidade de nos letrarmos digitalmente por meio do hipertexto, bem como de jogos interativos e de diversas outras ferramentas. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo descrever os recuros digitais do aplicativo “Bamboleio”, de modo a refletir sobre as contribuições no processo de compreensão leitora da criança em contexto de ensino remoto. Desse modo, esta pesquisa se fundamenta principalmente em Lévy (1999), Santaella (2004) e Soares (2002) tendo por metodologia uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Em suma, esta pesquisa priorizou como resultado a eficiência do letramento digital no processo de apresentação da leitura literária as crianças, pais, professores e mediadores em contexto remoto por meio de um aplicativo que oferta obras de literatura infantil de forma digital.

Palabras clave : Aplicativo Digital; Leitura Literária; Literatura Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )