SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Empatia no contexto educacional: relatos de estudantes jovens e adultosIndicadores de avaliação do Ensino Remoto Emergencial em uma escola pública brasileira durante a pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira  e  FERREIRA, Sarah Cristina Costa. Leitura em ambiente digital: contribuições do aplicativo “Bamboleio” em contexto remoto. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e040.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-40.

É certo que estamos inseridos em uma sociedade múltipla e conectada. Sendo assim, a cibercultura propicia a oportunidade de nos letrarmos digitalmente por meio do hipertexto, bem como de jogos interativos e de diversas outras ferramentas. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo descrever os recuros digitais do aplicativo “Bamboleio”, de modo a refletir sobre as contribuições no processo de compreensão leitora da criança em contexto de ensino remoto. Desse modo, esta pesquisa se fundamenta principalmente em Lévy (1999), Santaella (2004) e Soares (2002) tendo por metodologia uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Em suma, esta pesquisa priorizou como resultado a eficiência do letramento digital no processo de apresentação da leitura literária as crianças, pais, professores e mediadores em contexto remoto por meio de um aplicativo que oferta obras de literatura infantil de forma digital.

Palavras-chave : Aplicativo Digital; Leitura Literária; Literatura Infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )