SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Evaluación del aprendizaje en Historia: una propuesta para el aprendizaje basado en proyectos (ABP)Creencias de los docentes sobre la alfabetización económica: desafíos y perspectivas en el contexto de la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SILVA, Raquel Silveira da; JULIANO, Andréa Nóbrega  y  LAURINO, Débora Pereira. Ações coordenadas em experiências no ensinar e no aprender online. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e002.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-2.

Mesmo que imersas em atividades proporcionadas pelas tecnologias digitais, percebemos que a maioria das instituições ainda são constituídas em sua estrutura e nos currículos de seus cursos para atender os estudantes de forma presencial. O surto do Coronavírus Disease 2019 (COVID-19), e a necessidade de isolamento social impulsionou o repensar e a criação de alternativas para a nova realidade. Cartografamos a experiência de propor ações coordenadas na disciplina Educação Matemática e Docência III de um curso de Matemática-Licenciatura como uma maneira de compreender e avaliar o aprender dos estudantes. Observar a turma e o contexto, estabelecer os critérios de avaliação juntamente com os estudantes o torna corresponsável pelo seu aprender. As ações coordenadas corroboraram com o adensamento e a produção gradual de argumentos referentes aos temas estudados, percebidos pelo acompanhamento das atividades. Direcionamos nossos olhares para as experiências e interações pela escrita expressas em ações coordenadas no contexto da educação online.

Palabras clave : Ações coordenadas; Aprender; Educação online; Pandemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )