SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Acciones coordinadas en experiencias de enseñanza y aprendizaje onlineEstado del conocimiento sobre la Educación Estadística en el contexto de la Educación Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

OLIVEIRA, Núbia dos Santos; LELLIS, Irani Lauer  y  BARILLAS, Maria Daniela Guzman. Crenças docentes sobre Alfabetização Econômica: desafios e perspectivas no contexto da Educação Infantil. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e003.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-3.

As crenças guiam as práticas docentes, inclusive no âmbito da alfabetização econômica. Este estudo objetivou compreender as crenças e práticas de docentes atuantes na educação infantil sobre alfabetização econômica-AE. Participaram duas docentes, que atendem crianças de 4 a 5 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil, em Santarém - Pará. Utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturada e analisou-se mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC. Os resultados apontaram para um incipiente conhecimento sobre AE, pois, as crenças manifestadas sobre AE limitaram-se ao senso comum; evidenciaram-se práticas que se limitam ao diálogo sem ações intencionais e sistematizadas. Infere-se que uma das premissas do presente estudo reside na importância da inserção da temática AE no currículo escolar, contribuindo na ampla exploração das crenças e práticas docentes. Para tanto, o investimento na formação docente seria necessário, contribuindo, portanto, no desenvolvimento integral da criança.

Palabras clave : Alfabetização econômica; Educação; Crenças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )