SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Ações coordenadas em experiências no ensinar e no aprender onlineEstado do conhecimento acerca da Educação Estatística no contexto da Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

OLIVEIRA, Núbia dos Santos; LELLIS, Irani Lauer  e  BARILLAS, Maria Daniela Guzman. Crenças docentes sobre Alfabetização Econômica: desafios e perspectivas no contexto da Educação Infantil. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e003.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-3.

As crenças guiam as práticas docentes, inclusive no âmbito da alfabetização econômica. Este estudo objetivou compreender as crenças e práticas de docentes atuantes na educação infantil sobre alfabetização econômica-AE. Participaram duas docentes, que atendem crianças de 4 a 5 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil, em Santarém - Pará. Utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturada e analisou-se mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC. Os resultados apontaram para um incipiente conhecimento sobre AE, pois, as crenças manifestadas sobre AE limitaram-se ao senso comum; evidenciaram-se práticas que se limitam ao diálogo sem ações intencionais e sistematizadas. Infere-se que uma das premissas do presente estudo reside na importância da inserção da temática AE no currículo escolar, contribuindo na ampla exploração das crenças e práticas docentes. Para tanto, o investimento na formação docente seria necessário, contribuindo, portanto, no desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave : Alfabetização econômica; Educação; Crenças.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )