SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Teachers' beliefs about Economic Literacy: challenges and perspectives in the context of Early Childhood EducationThe Teaching Laboratory as a formative space for teachers who teach Mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

PORCIUNCULA, Mauren  and  BATISTI, Isadora. Estado do conhecimento acerca da Educação Estatística no contexto da Educação Infantil. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e004.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-4.

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento e tem como objetivo: realizar um Estado do Conhecimento, baseado em produções acadêmicas, para identificar a Educação Estatística no contexto da Educação Infantil, disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fundação do Ministério da Educação (MEC), no Catálogo de Teses e Dissertações e no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Em buscas no período de 2008 a 2020, foram recuperados 13 trabalhos, sendo três teses de doutorado, três dissertações de mestrado, quatro projetos de pesquisa e três artigos. Tais trabalhos compuseram o corpus textual desta parte da pesquisa, apresentando elementos que evidenciam a importância da inserção da Educação Estatística na Educação Infantil, com contribuições para a construção de um sujeito crítico, questionador,capaz de transformar sua realidade, através do ensino da Estatística.

Keywords : Educação Estatística; Educação Infantil; Pesquisas Acadêmicas; Estado do Conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )