SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Estado del conocimiento sobre la Educación Estadística en el contexto de la Educación InfantilEl lugar de la ludicidad em las prácticas de alfabetización: uma morada redlexiva de las etapas obligatorias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MEURER, Simone Xavier; BORGES, Fábio Alexandre  y  HERMANN, Wellington. O Laboratório de Ensino como espaço formativo para docentes que ensinam Matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e005.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-5.

No presente artigo, de cunho bibliográfico, discutem-se os aspectos emergentes em pesquisas brasileiras que relacionam o Laboratório de Ensino com a formação dos docentes de Matemática. Para este fim, foram considerados os artigos publicados em periódicos científicos brasileiros online divulgados no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), que abordassem o papel dos laboratórios na formação de professores de Matemática, resultando em sete trabalhos selecionados, a partir da aplicação do critério de que contivessem a palavra “laboratório” no título. Em complemento, também foi realizada uma busca no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com as palavras “laboratório”, “formação” e “matemática”, de modo que o título dos textos contivesse as três palavras, simultaneamente. Com tais critérios foram obtidas como resultado das buscas cinco dissertações e duas teses. A análise dos textos foi orientada pela Análise de Conteúdo, a partir da definição das seguintes unidades de análise: i) O papel dos laboratórios na formação de professores de acordo com as pesquisas brasileiras; ii) O Laboratório enquanto instrumento de desenvolvimento das práticas docentes; iii) A utilização do Laboratório para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Os resultados apontam que o ambiente proporcionado pelo Laboratório de Ensino de Matemática possui potencialidades que permitem o desenvolvimento de novas alternativas metodológicas, além de oportunidades de reflexão e discussão acerca da prática docente, capazes de contribuir para a melhoria do processo formativo do professor e do ensino de Matemática.

Palabras clave : Formação inicial; Laboratório de Ensino; Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )