SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30El lugar de la ludicidad em las prácticas de alfabetización: uma morada redlexiva de las etapas obligatoriasExplicación oral para la enseñanza de la construcción gráfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SARMENTO, Alan Kardec Carvalho  y  MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Práticas sociais e significação do conceito de medidas. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e008.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-8.

Neste artigo discutiremos o processo de significação do conceito de medidas a partir de uma pesquisa realizada objetivando investigar as relações existentes entre o desenvolvimento lógico-histórico e o modo de apropriação do conceito de medida em coletividades agrícolas. Baseado na Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade, o trabalho empírico teve como referência: a) investigação das práticas sociais relacionadas às medidas nas lavouras, b) realização de experimentos didáticos com estudantes do Ensino Básico e c) experimento formativo com professores. Concluímos que na objetivação do ensino do conceito de medida, o processo de significação reflete o modo de apropriação do desenvolvimento lógico-histórico dele pelo sujeito e depende do compartilhamento dos significados culturais subjacentes às medidas, adquiridos no contexto das práticas sociais das diferentes coletividades, apontando a necessidade de considerar, na praxe docente, os sistemas simbólicos extras matemáticos que regem tais práticas no ambiente cultural dos alunos.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Conceito de Medida; Processo de Significação; Lógico-Histórico; Sistemas Simbólicos Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )