Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
MIRANDA, Maria Irene e PAULA, Daniela Silva de. Coordenação pedagógica e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e010. Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-10.
Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), cujo objeto de investigação foi a atuação da coordenação pedagógica junto às professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas municipais de Uberlândia. Os objetivos do estudo consistiram em analisar: a atuação da coordenação pedagógica junto a professoras do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; e os desafios que emergem da interação entre a coordenação pedagógica e professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que reverberam nos processos de ensino e aprendizagem. Metodologicamente o trabalho está fundamentado nos princípios da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Grupo Focal (GF) com as coordenadoras e Entrevista Semiestruturada (ES) com as professoras. A análise evidencia que as coordenadoras e professoras são protagonistas nos processos de ensino e aprendizagem, em especial no período de alfabetização. Dessa forma, necessitam construir parcerias e efetivar o trabalho coletivo para enfrentamento dos desafios e contradições que permeiam o contexto escolar.
Palavras-chave : Coordenação pedagógica; Docência; Anos iniciais do Ensino Fundamental.