Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
SOSA, Jesús Enrique Pinto y GARCIA, Abelardo Miguel Castillejos. Práticas de cidadania de universitários com e sem alfabetização estatística. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e030. Epub 22-Dic-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-30.
O objetivo do estudo foi conhecer, caracterizar e identificar se existem diferenças entre as práticas de cidadania de universitários estatisticamente alfabetizados e não alfabetizados. Foram aplicados dois instrumentos (Teste de Alfabetização Estatística e Pesquisa de Práticas de Cidadania) a uma amostra de conveniência de 849 estudantes de diferentes cursos de duas universidades do sudeste de Yucatán (México). Com exceção de alguns itens onde foram encontradas diferenças de baixa magnitude, não há evidências suficientes para confirmar que existem diferenças entre estudantes universitários estatisticamente alfabetizados e seus homólogos não alfabetizados em práticas de cidadania. Caracterizam-se essas práticas, analisam-se as atribuições e comunicam-se as implicações em função do contexto, dos programas de estudo, do currículo, do ensino e dos desafios para desenvolver uma literacia estatística na universidade, intimamente ligada à formação cidadã.
Palabras clave : Participação cidadã; Alfabetização Estatística; Estudante de faculdade; Gráficos; Educação para a cidadania.












