SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1EXPLICANDO UMA EXPLICAÇÃO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

VILIANI, Alberto. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS É COMO UM ANALISTA?. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp.05-28. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21171999010103.

Apresentamos, inicialmente, alguns resultados obtidos ao explorarmos a analogia entre a estrutura dinâmica da mudança de um sujeito num processo psicanalítico e num processo de aprendizagem das ciências. Em seguida, procuraremos explorar ainda mais a possível analogia entre psicanálise e educação em ciência, focalizando alguns pontos interessantes no processo de formação de um analista os quais podem dar sugestões para a formação de um professor. Concluiremos com considerações mais gerais que discutem alguns pontos acenados inicialmente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )