SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1O PROFESSOR DE CIÊNCIAS É COMO UM ANALISTA?MODELO DE ENSINO PARA MUDANÇAS COGNITIVAS: FUNDAMENTAÇÃO E DIRETRIZES DE PESQUISA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MARTINS, Isabel; OGBORN, Jon  and  KRESS, Gunther. EXPLICANDO UMA EXPLICAÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp.29-49. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21171999010104.

Este artigo apresenta e discute um referencial para análise de episódios explicativos na sala de aula de ciências desenvolvido a partir de análises de contribuições teóricas nas áreas de Educação em Ciências, Linguística, Ciência Cognitiva, e de investigações empíricas envolvendo observação de aulas de ciências em escolas secundárias da região da Grande Londres. As categorias propostas relacionam: a criação de diferenças que motivam explicações, a construção das entidades da ciência no discurso; a re- contextualização de conhecimento e a atribuição de significação ao que é material, através de demonstrações. O potencial destes resultados é discutido no contexto de investigações em desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )