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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

KRAPAS, Sonia; URE, Maria Célia Dibar  y  OLIVEIRA, Luiza Rodrigues de. RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO RELATIVO À FLUTUAÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2000, vol.2, n.1, pp.37-56. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172000020104.

O objetivo do trabalho é estudar as estratégias adotadas frente à tarefa de escolha de hipóteses relativa ao fenômeno de flutuação. Os datos foram obtidos a partir de entrevistas com crianças e de questionários com adultos. Na análise dos resultados foram contempladas as relações das estratégias com a idade, com a forma e com o conteúdo das hipóteses. A precocidade da estratégia de falseamento correto foi atribuída a diferenças nos procedimentos mentais utilizados por crianças e adultos. Tratamentos estatísticos dos dados confirmam alguma relação entre as estratégias e a forma e o conteúdo das hipóteses. São apontadas contribuições para o ensino de ciências.

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