SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO RELATIVO À FLUTUAÇÃOAs ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

REZENDE, Flavia. AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2000, vol.2, n.1, pp.75-98. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172000020106.

Neste trabalho refletimos sobre a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo sob a perspectiva construtivista, apontando desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica. Inicialmente, apresentamos uma visão panorâmica de como o construtivismo pode afetar os materiais didáticos que incorporam as novas tecnologias; em seguida, são tecidas considerações sobre as transformações necessárias de alguns elementos da prática pedagógica, como o papel do professor, o planejamento e a avaliação educacional em projetos de inovação tecnológica na escola, sob a mesma perspectiva. A principal contribuição do artigo é apresentar os encaminhamentos que têm sido dados a essa discussão nas literaturas nacional e estrangeira, o que pode ser útil a quem deseja aproximar-se das tendências atuais da introdução das novas tecnologias na educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )