SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ANOTAÇÕES DE UM PROJETO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ANDRADE, Beatrice L. de; ZYLBERSZTAJN, Arden  and  FERRARI, Nadir. AS ANALOGIAS E METÁFORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp.231-245. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172000020231.

Este trabalho tem por objetivo apresentar as observações epistemológicas de Bachelard acerca da linguagem metafórica e analógica na ciência e no ensino de ciências. Tomando como base os conceitos de obstáculos epistemológicos e pedágogicos, são discutidas as reflexões de alerta crítico daquele autor com relação aos perigos inerentes ao uso de analogias e metáforas na ciência e no ensino de ciências.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )