SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2REST AND MOTION: WHAT KIND OF FRICTION? WHAT THE HIGH SCHOOL BOOKS TELL. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CAPECCHI, Maria Cândida Varone de Morais; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de  and  SILVA, Dirceu da. RELAÇÕES ENTRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS EM UMA AULA DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp.189-208. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172000020205.

O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto de componentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensino extraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentos empregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação de conhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )