SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1THE STUDENTS' WAYS OF REASONING WHEN THE NEWTON'S 3th LAW INTERVENES IN THE STUDY OF THE FRICTION PHENOMENON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

NASCIMENTO, Silvania Sousa do; WEIL-BARAIS, Annick  and  DAVOUS, Dominique. DIFERENTES FAZERES, DIFERENTES SABERES : A AÇÃO DE MONITORES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp.09-20. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172001030102.

Este artigo discute a metodologia utilizada para caracterizar os saberes práticos e teóricos de um monitor em uma sequência de construção de um micro foguete durante uma colônia de férias. São propostos dois tipos de análise: uma global da sequência que visa o estabelecimento de sua cronologia e outra proposicional para a categorização do discurso do monitor em dois episódios. Na primeira análise, as ações e tarefas enunciadas pelo monitor constituem o protocolo efetivo da sequência e evidencia sua organização no tempo e no espaço assim como a gestão de diferentes fazeres do monitor. Na segunda, encontramos indicações de saberes e estratégias centrados na gestão de configurações espaciais múltiplas, na nominação e na qualificação dos elementos constitutivos do objeto técnico.

Keywords : educação não formal; objeto técnico; análise de discurso..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )