SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1MODOS DE RACIOCÍNIO DOS ESTUDANTES QUANDO A 3a LEI DE NEWTON INTERVÉM NO ESTUDO DO FENÔMENO DO ATRITO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

NASCIMENTO, Silvania Sousa do; WEIL-BARAIS, Annick  y  DAVOUS, Dominique. DIFERENTES FAZERES, DIFERENTES SABERES : A AÇÃO DE MONITORES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp.09-20. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172001030102.

Este artigo discute a metodologia utilizada para caracterizar os saberes práticos e teóricos de um monitor em uma sequência de construção de um micro foguete durante uma colônia de férias. São propostos dois tipos de análise: uma global da sequência que visa o estabelecimento de sua cronologia e outra proposicional para a categorização do discurso do monitor em dois episódios. Na primeira análise, as ações e tarefas enunciadas pelo monitor constituem o protocolo efetivo da sequência e evidencia sua organização no tempo e no espaço assim como a gestão de diferentes fazeres do monitor. Na segunda, encontramos indicações de saberes e estratégias centrados na gestão de configurações espaciais múltiplas, na nominação e na qualificação dos elementos constitutivos do objeto técnico.

Palabras clave : educação não formal; objeto técnico; análise de discurso..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )