SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Differents tasks, differents knowledges: the supervisor's action into informal education.SCIENTIFIC LITERACY IN THE EARLIER SERIES CONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CALDAS, Helena  and  SALTIEL, Edith. MODOS DE RACIOCÍNIO DOS ESTUDANTES QUANDO A 3a LEI DE NEWTON INTERVÉM NO ESTUDO DO FENÔMENO DO ATRITO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp.21-36. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172001030103.

Este trabalho investiga os modos de raciocínio de uma população variada, quer pelo seu país de origem quer pelo seu nível de ensino, em situações onde a 3â lei de Newton intervém no estudo do fenômeno do atrito sólido seco. Por meio das análises de vários questionários descrevendo situações físicas onde dois ou três corpos estão em contato, são colocadas em evidência as características destes modos de raciocínio. Ainda, uma análise de livros didáticos mostra que os estudantes encontram, na grande maioria destes, elementos que alimentam o tipo de resultados encontrados. Como decorrência do conjunto dos resultados obtidos, algumas recomendações sobre o tratamento do tema do atrito serão sugeridas, no que se relaciona especificamente com os aspectos abordados no trabalho.

Keywords : ensino de física; atrito; 3a lei de Newton..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )