SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1A ATUALIDADE PEDAGÓGICA DA CONTROVÉRSIA HISTÓRICA SOBRE A VERDADEIRA DEFINIÇÃO DA "FORÇA DE UM CORPO" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

AGUIAR JR., Orlando. Mudanças conceituais (ou cognitivas) na educação em ciências: revisão crítica e novas direções para a pesquisa. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp.67-86. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172001030106.

Diante do desafio de consolidar e aprofundar as pesquisas no campo da educação em ciências, coloca-se a necessidade de se fazer um balanço crítico das pesquisas realizadas nos últimos vinte anos em torno do problema da "mudança conceitual". Essa revisão abrange dois aspectos, a nosso ver complementares: 1. Qual é o sentido e alcance das mudanças que acompanham as aprendizagens em ciências; 2. Qual é o vetor epistemológico da mudança. Reconhecendo a diversidade de abordagens e referenciais teóricos a que se submeteu o tema, procuramos destacar as principais contribuições e os novos desafios colocados à pesquisa e à prática educativa.

Palavras-chave : mudança conceitual; teorias da aprendizagem; construtivismo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )