SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA PARA QUÊ? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PFUETZENREITER, Márcia Regina. A RUPTURA ENTRE O CONHECIMENTO POPULAR E O CIENTÍFICO EM SAÚDE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2001, vol.3, n.2, pp.91-104. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172001030202.

Neste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na area de saude pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saude e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstaculos para a adoção de habitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. Para que haja ruptura tanto desses obstaculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação dos profissionais da area.

Palabras clave : saúde pública; educação em saúde; ciência tecnologia e sociedade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )