SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1O TALLER DE ENSENANZA DE FÍSICA: INOVAÇÕES E PRESSUPOSTOS DE UMA PROPOSTA UNIVERSITÁRIA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVAFormas de Construtivismo: Mudança Conceitual e Construtivismo Contextual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SILVA, José Luis P. B.  e  MORADILLO, Edilson Fortuna de. AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp.25-36. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040103.

A avaliação escolar é discutida como atividade cotidiana de colaboração entre professores e alunos na busca do conhecimento científico. Fundamentados em uma concepção dialética do conhecimento, repudiamos a avaliação puramente classificatória praticada nas escolas e propomos que a crítica ocupe lugar central na interação professor- aluno-conhecimento, de modo que a avaliação se volte para a dinâmica da construção dos significados. A experimentação deste conceito de avaliação no ensino superior de química tem produzido alguns bons resultados: maior participação dos alunos em aula, mais e melhores críticas, ensino mais conseqüente. A maior dificuldade tem sido romper o vínculo estabelecido pelos alunos entre realização de atividades e atribuição de notas, pois encontram-se fortemente condicionados pela avaliação classificatória.

Palavras-chave : ensino de ciências; avaliação escolar; concepção dialética de conhecimento..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )