SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Forms of Constructivismo: Conceptual Change and Contextual ConstructivismA WEEKEND IN THE ZOO: AN EDUCATIVE TRIP? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LIMA, Maria da Conceição Barbosa  and  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. EXERCÍCIOS DE RACIOCÍNIO" EM TRÊS LINGUAGENS: ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp.59-78. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040105.

Com o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação. Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos.

Keywords : literatura no ensino de ciências; ensino de física; ciências no ensino fundamental; discurso em sala de aula..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )