SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Formas de Construtivismo: Mudança Conceitual e Construtivismo ContextualUM FINAL DE SEMANA NO ZOOLÓGICO: UM PASSEIO EDUCATIVO? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

LIMA, Maria da Conceição Barbosa  y  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. EXERCÍCIOS DE RACIOCÍNIO" EM TRÊS LINGUAGENS: ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp.59-78. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040105.

Com o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação. Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos.

Palabras clave : literatura no ensino de ciências; ensino de física; ciências no ensino fundamental; discurso em sala de aula..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )