SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2THE SPONTANEOUS USE OF ANALOGIES BY BIOLOGY TEACHERS: OBSERVATIONS OF PEDAGOGICAL PRACTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MARTINS, Eliecília de Fátima  and  GUIMARAES, Gislene Margaret Avelar. AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.93-106. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040202.

Análise das concepções de natureza dos livros didáticos sob uma perspectiva holística e transformadora. Fomenta discussões entre os profissionais da educação sobre o papel do livro como reprodutor das ideologias dominantes em relação aos recursos naturais, a partir do estudo de uma amostra de 67 títulos da área de Ciências. Discute a predominância da visão ocidental e capitalista de homem dominador da natureza e suas implicações sobre a educação e sociedade. Conclui que o livro de Ciências das séries iniciais, apesar das mudanças em alguns aspectos, continua com a visão do papel do homem dominador da natureza, dificultando a conscientização e o respeito sobre os problemas ambientais.

Keywords : analogias; ensino de biologia; planejamento de aulas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )