SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O USO ESPONTÂNEO DE ANALOGIAS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA: OBSERVAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MARTINS, Eliecília de Fátima  e  GUIMARAES, Gislene Margaret Avelar. AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.93-106. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040202.

Análise das concepções de natureza dos livros didáticos sob uma perspectiva holística e transformadora. Fomenta discussões entre os profissionais da educação sobre o papel do livro como reprodutor das ideologias dominantes em relação aos recursos naturais, a partir do estudo de uma amostra de 67 títulos da área de Ciências. Discute a predominância da visão ocidental e capitalista de homem dominador da natureza e suas implicações sobre a educação e sociedade. Conclui que o livro de Ciências das séries iniciais, apesar das mudanças em alguns aspectos, continua com a visão do papel do homem dominador da natureza, dificultando a conscientização e o respeito sobre os problemas ambientais.

Palavras-chave : analogias; ensino de biologia; planejamento de aulas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )