SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIASUMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

FERRAZ, Daniela Frigo  e  TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. O USO ESPONTÂNEO DE ANALOGIAS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA: OBSERVAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.107-118. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040203.

Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa. Detectamos outras fontes de onde podem proceder as analogias utilizadas pelos docentes que são apresentadas e discutidas neste texto. Além disso discutimos os resultados referentes a incorporação das analogias ao planejamento pessoal das professoras sujeitos dessa pesquisa.

Palavras-chave : formação inicial de professores; prática de ensino de física; saberes docentes..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )