SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O USO ESPONTÂNEO DE ANALOGIAS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA: OBSERVAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICATHOMAS KUHN E A NOVA HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

LONGUINI, Marcos Daniel  y  NARDI, Roberto. UMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.119-130. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040204.

A pesquisa aqui descrita consiste em um estudo envolvendo licenciados do último ano de um curso de Licenciatura em Física, matriculados na disciplina de Prática de Ensino de Física. Observou-se, durante um semestre, o desempenho dos licenciandos durante o transcorrer da disciplina, a qual se norteou na elaboração de uma seqüência de ensino sobre o tema Pressão Atmosférica e sua aplicação em situação de sala de aula. O estudo procurou analisar, por meio da análise das gravações dos episódios vivenciados pelos licenciandos no período, a influência deste processo sobre os conhecimentos específicos do conteúdo trabalhado (pressão atmosférica), assim como pesquisar quais, dentre os elementos trabalhados durante o curso, os licenciandos utilizaram para transformar o conteúdo específico em conteúdo pedagógico.

Palabras clave : livros didáticos de ciências; concepções de natureza; séries iniciais do ensino fundamental..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )