SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2UMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICAConceptions, paradigms and values for the development sustainable. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de  and  CONDE, Mauro Lúcio Leitão. THOMAS KUHN E A NOVA HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.131-140. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040205.

Esse artigo procura mostrar a crítica de Thomas Kuhn a algumas concepções da historiografia da ciência contemporânea que radicalizaram muitas das posições formuladas inicialmente pelo próprio Kuhn. Pretende-se ainda mostrar que um reposicionamento de Kuhn, a partir de sua crítica a seus sucessores, o aproxima mais de suas influências iniciais, em especial, de Ludwig Wittgenstein e Ludwik Fleck.

Keywords : historiografia da ciência; conhecimento científico; Thomas Kuhn..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )