SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2UMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICAConcepções, paradigmas e valores para o desenvolvimento sustentável índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de  y  CONDE, Mauro Lúcio Leitão. THOMAS KUHN E A NOVA HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.131-140. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040205.

Esse artigo procura mostrar a crítica de Thomas Kuhn a algumas concepções da historiografia da ciência contemporânea que radicalizaram muitas das posições formuladas inicialmente pelo próprio Kuhn. Pretende-se ainda mostrar que um reposicionamento de Kuhn, a partir de sua crítica a seus sucessores, o aproxima mais de suas influências iniciais, em especial, de Ludwig Wittgenstein e Ludwik Fleck.

Palabras clave : historiografia da ciência; conhecimento científico; Thomas Kuhn..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )