SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2THOMAS KUHN E A NOVA HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PELLAUD, Francine. Concepções, paradigmas e valores para o desenvolvimento sustentável. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.141-148. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040206.

O artigo discute os resultado de uma pesquisa sobre a identificação de parâmetros necessários para transmitir ao público o conceito de desenvolvimento sustentável no contexto de uma exposição de museu interativa. A partir da análise de entrevistas com visitantes da exposição identificamos alguns obstáculos individuais, sobretudo relacionados ao envolvimento pessoal requerido na apropriação do conceito. Concluiu-se que os obstáculos estão situados em diferentes níveis, alguns atingindo o desenvolvimento cognitivo e a dificuldade vivenciada pelas pessoas por temer a complexidade, outros mais ligados ao domínio do emocional, da ética, ou para um certo quadro da realidade.

Keywords : desenvolvimento sustentável; educação ambiental; educação não-formal..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )