SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2THOMAS KUHN E A NOVA HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PELLAUD, Francine. Concepções, paradigmas e valores para o desenvolvimento sustentável. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.141-148. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040206.

O artigo discute os resultado de uma pesquisa sobre a identificação de parâmetros necessários para transmitir ao público o conceito de desenvolvimento sustentável no contexto de uma exposição de museu interativa. A partir da análise de entrevistas com visitantes da exposição identificamos alguns obstáculos individuais, sobretudo relacionados ao envolvimento pessoal requerido na apropriação do conceito. Concluiu-se que os obstáculos estão situados em diferentes níveis, alguns atingindo o desenvolvimento cognitivo e a dificuldade vivenciada pelas pessoas por temer a complexidade, outros mais ligados ao domínio do emocional, da ética, ou para um certo quadro da realidade.

Palabras clave : desenvolvimento sustentável; educação ambiental; educação não-formal..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )