SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2THOMAS KUHN E A NOVA HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PELLAUD, Francine. Concepções, paradigmas e valores para o desenvolvimento sustentável. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.141-148. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040206.

O artigo discute os resultado de uma pesquisa sobre a identificação de parâmetros necessários para transmitir ao público o conceito de desenvolvimento sustentável no contexto de uma exposição de museu interativa. A partir da análise de entrevistas com visitantes da exposição identificamos alguns obstáculos individuais, sobretudo relacionados ao envolvimento pessoal requerido na apropriação do conceito. Concluiu-se que os obstáculos estão situados em diferentes níveis, alguns atingindo o desenvolvimento cognitivo e a dificuldade vivenciada pelas pessoas por temer a complexidade, outros mais ligados ao domínio do emocional, da ética, ou para um certo quadro da realidade.

Palavras-chave : desenvolvimento sustentável; educação ambiental; educação não-formal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )