SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2THEORETICAL-METHODOLOGICAL CONCEPTIONS IN THE DIDACTIC LABORATORY OF PHYSICS AT PASSO FUNDO UNIVERSITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp.86-96. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172003050202.

Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da reflexão para a formação docente inicial em Ciências Biológicas a partir dos resultados de experiências práticas vivenciadas com alunos pré-formandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia e de investigações teóri cas sobre ensino e formação docente, desenvolvidos junto ao Núcleo de Estudos e Pes quisas sobre Formação de Professores (NUFOP). Conclui-se que ao oferecer aos licenciandos oportunidades para reflexões e discussões permite-se que estes posicionem- se criticamente em relação às suas futuras atividades pedagógicas, desenvolvendo as suas consciências de que ser professor é assumir uma postura pedagógica de investigação e não mais de mero repetidor de conhecimentos.

Keywords : formação docente; prática de ensino; ciências biológicas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )