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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

VALADARES, Juarez Melgaço  e  VILLANI, Alberto. Crise, mudança e intermediário: o papel do professor de ciências na constituição das relações intersubjetivas em um grupo de professores. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp.9-23. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117200406109.

A elaboração e sustentação de projetos coletivos supõem a inscrição do sujeito em um contrato normativo do qual ele é um elo e ao qual se submete. Tal contrato é articulador de sua vida psíquica no grupo e na instituição, e garante a continuidade dos projetos educativos. Nesse trabalho, analisaremos o papel de uma professora de ciências no desenvolvimento das relações intersubjetivas de um grupo de professores de uma escola. Focalizaremos um deslocamento dos vínculos estabelecidos em função de uma elaboração simbólica propositiva da professora e, a seguir, a sua saída do grupo. Para responder à questão formulada faremos uma triangulação entre dados colhidos de entrevistas, relatos e documentos, e em conceitos da teoria psicanalítica de René Kaës. Mostraremos a importância do conceito de intermediário como analisador de grande heurística, possibilitando encontrar marcas que permitem ao sujeito reconhecer-se e ser reconhecido como sujeito do grupo.

Palavras-chave : Comunidade de Professores; Projeto Pedagógico; Psicanálise e Educação.

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