SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Crisis, change and the intermediary: the role of the science teacher in the establishment of intersubjective relationships in a group of teachersA abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: Uma análise crítica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PICCININI, Cláudia  and  MARTINS, Isabel. Comunicação multimodal na sala de aula de ciências: construindo sentidos com palavras e gestos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp.24-37. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117200406124.

Questionar a centralidade atribuída à linguagem como recurso para a construção de significações nas salas de aula de Ciências é algo que se faz necessário e urgente no atual contexto de reconhecimento do caráter híbrido semiótico do texto científico e das mudanças nas possibilidades comunicativas da sociedade globalizada e que acabam por ter impacto na educação. Com este trabalho pretendemos contribuir para o corrente debate através da documentação, classificação e análise das interações discursivas em eventos de comunicação multimodal em uma sala de aula de Ciências, com respeito a dois aspectos principais: (i) o contexto de utilização dos diferentes modos semióticos relacionados com as atividades desenvolvidas em uma lição; (ii) as relações estabelecidas entre diferentes modos semióticos através da análise de um episódio selecionado. Nossos resultados mostram que ações, gestos e linguagem verbal modos foram mobilizados em contextos específicos, valorizados pelos interlocutores e tornados legítimos para efeito da comunicação pretendida naquela situação social. Os resultados destacam ainda a sensibilidade da professora na orquestração retórica do processo de construção de explicações coletivas pelos estudantes.

Keywords : Multimodalidade; Sala de Aula de Ciências; Educação em Ciências; Comunicação Multimodal; Gestos; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )