SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Comunicação multimodal na sala de aula de ciências: construindo sentidos com palavras e gestosConsiderações sobre o modelo de análise do discurso de Patrick Charaudeau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

FERREIRA, Poliana Flávia Maia  e  JUSTI, Rosária da Silva. A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: Uma análise crítica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp.38-50. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117200406138.

Neste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos.

Palavras-chave : DNA; Livros Didáticos; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )