SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO: FLEXIBILIDADE COGNITIVA, ITNTERDISCIPLINARIDADE E COMPLEXIDADE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

AGUIAR JR., Orlando. Um modelo piagetiano de ensino como ferramenta para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp.81-106. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172004060202.

O trabalho sintetiza alguns resultados de pesquisa na qual avaliamos um modelo de ensino destinado a dar suporte ao planejamento e avaliação de seqüências didáticas. O modelo consiste na proposição de níveis de entendimento progressivos, baseados nas tríades sucessivas intra, inter e trans-objetais, propostas por Piaget e Garcia (1984). Apresentamos dados de um estudo de introdução à física térmica, junto a uma classe de 8a série (14/15 anos), acompanhando as trajetórias de aprendizagem de dois estudantes. Os resultados preliminares são favoráveis, na medida em que o modelo de ensino permite: a) a diversificação das metas de aprendizagem, de modo a favorecer progressões diferenciadas, conforme os interesses e habilidades dos estudantes; b) a reflexão sobre o ensino, a partir do reconhecimento da evolução das estruturas de pensamento dos estudantes; c) ajustes do ensino às características e necessidades formativas dos estudantes.

Keywords : ensino de ciências; planejamento e avaliação de sequências de ensino..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )