SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Um modelo piagetiano de ensino como ferramenta para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagemLA EDUCACIÓN SUPERIOR CUBANA: LOGROS Y PERSPECTIVAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

REZENDE, Flavia  and  COLA, Cláudio dos Santos Dias. HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO: FLEXIBILIDADE COGNITIVA, ITNTERDISCIPLINARIDADE E COMPLEXIDADE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp.107-118. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172004060203.

Inicialmente, define-se hipeimídia a partir dos conceitos de hipertexto e multimídia. Apresenta-se, em seguida, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), que nasce atrelada à concepção dos sistemas hipeimídia de aprendizagem, investigando-se sua possível relação com os conceitos de interdisciplinaridade e complexidade. A síntese da discussão aponta para a convergência entre os conceitos de complexidade e interdisciplinaridade no âmbito da aprendizagem avançada e para a hipótese de que sistemas hipermídia também podem ser materiais educativos adequados para promover a flexibilidade cognitiva a partir da abordagem interdisciplinar de conteúdos complexos. Apresenta-se também, a descrição do desenho instrucional do sistema "Biomec" como exemplo de sistema hipermídia de aprendizagem desenvolvido a partir dos fundamentos teóricos discutidos anteriormente.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )