SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2LA EDUCACIÓN SUPERIOR CUBANA: LOGROS Y PERSPECTIVASLevantamento preliminar da concepção de jovens estudantes sobre a conservação de primatas da Mata Atlântica em duas instituições não-formais de ensino author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

NARDI, Roberto  and  GATTI, Sandra Regina Teodoro. Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp.129-150. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172004060205.

A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceituai, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste capítulo procuramos mostrar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naquele período e fazer uma revisão das principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.

Keywords : Construtivismo; concepções espontâneas; mudança conceitual; ensino de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )