SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2LA EDUCACIÓN SUPERIOR CUBANA: LOGROS Y PERSPECTIVASLevantamento preliminar da concepção de jovens estudantes sobre a conservação de primatas da Mata Atlântica em duas instituições não-formais de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

NARDI, Roberto  y  GATTI, Sandra Regina Teodoro. Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp.129-150. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172004060205.

A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceituai, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste capítulo procuramos mostrar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naquele período e fazer uma revisão das principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.

Palabras clave : Construtivismo; concepções espontâneas; mudança conceitual; ensino de ciências..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )