SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2A review of the constructivist research in the last decades: spontaneous reasoning, conceptual change and science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

COUTO-SANTOS, Fabiana R.; MOURTHE, Ítalo M. C.  and  MAIA-BARBOSA, Paulina M.. Levantamento preliminar da concepção de jovens estudantes sobre a conservação de primatas da Mata Atlântica em duas instituições não-formais de ensino. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp.151-160. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172004060206.

Procuramos neste estudo levantar as concepções de jovens escolarizados sobre a conservação de primatas a partir de suas vivências em duas instituições não-formais de ensino: Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) e Reserva Particular do Patrimônio Nacional Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA). Os dados foram levantados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes entre 14 e 18 anos. Os resultados obtidos mostraram que os entrevistados da FZB-BH associam aquela área quase sempre às atividades de lazer, enquanto a RPPN-FMA foi vista como uma unidade voltada à realização de pesquisas. Os entrevistados nesta última instituição apresentaram um maior nível de informação a respeito dos aspectos da ecologia e comportamento dos primatas, contrariamente aos da FZB-BH, o que pode ser explicado, entre outros, pelas atividades sistematizadas de educação ambiental desenvolvidas pela unidade de conservação em questão. A educação ambiental nestas instituições mostrou-se importante na disseminação de informações sobre os primatas e suas ameaças.

Keywords : educação ambiental; conservação; primatas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )