SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

COUTO-SANTOS, Fabiana R.; MOURTHE, Ítalo M. C.  e  MAIA-BARBOSA, Paulina M.. Levantamento preliminar da concepção de jovens estudantes sobre a conservação de primatas da Mata Atlântica em duas instituições não-formais de ensino. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp.151-160. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172004060206.

Procuramos neste estudo levantar as concepções de jovens escolarizados sobre a conservação de primatas a partir de suas vivências em duas instituições não-formais de ensino: Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) e Reserva Particular do Patrimônio Nacional Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA). Os dados foram levantados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes entre 14 e 18 anos. Os resultados obtidos mostraram que os entrevistados da FZB-BH associam aquela área quase sempre às atividades de lazer, enquanto a RPPN-FMA foi vista como uma unidade voltada à realização de pesquisas. Os entrevistados nesta última instituição apresentaram um maior nível de informação a respeito dos aspectos da ecologia e comportamento dos primatas, contrariamente aos da FZB-BH, o que pode ser explicado, entre outros, pelas atividades sistematizadas de educação ambiental desenvolvidas pela unidade de conservação em questão. A educação ambiental nestas instituições mostrou-se importante na disseminação de informações sobre os primatas e suas ameaças.

Palavras-chave : educação ambiental; conservação; primatas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )