SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória.Conceptions chemistry teachers on the development of competencies in the school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ALVES, Sandra Bevilaqua F.  and  CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. BIOLOGIA E ÉTICA: UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO E ATITUDES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO TEMA GENOMA/DNA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp.19-32. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070103.

A produção científica e tecnológica das últimas décadas tem modificado o homem e seu mundo. As implicações sociais, políticas e éticas destes avanços, foram trabalhadas, de modo contextualizado durante as aulas de biologia, com alunos do Ensino Médio. Este trabalho destina-se à área de formação de professores e aos mecanismos de produção de conhecimentos pelos alunos. A coleta de dados aconteceu por meio de procedimentos múltiplos, usados como estratégia investigativa para compreender as idéias, atitudes, valores e crenças dos alunos. A análise da prática pedagógica para a formação de professores demonstrou a importância da investigação em ação como uma alternativa para o trabalho de modo reflexivo. Assim, é possível melhorar a qualidade das aulas, formando alunos críticos e atuantes, capazes de atitudes bem pensadas em sua vida pessoal e profissional.

Keywords : ensino de ciências; professor-pesquisador; formação de professores; alfabetização científica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )