SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória.Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ALVES, Sandra Bevilaqua F.  y  CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. BIOLOGIA E ÉTICA: UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO E ATITUDES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO TEMA GENOMA/DNA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp.19-32. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070103.

A produção científica e tecnológica das últimas décadas tem modificado o homem e seu mundo. As implicações sociais, políticas e éticas destes avanços, foram trabalhadas, de modo contextualizado durante as aulas de biologia, com alunos do Ensino Médio. Este trabalho destina-se à área de formação de professores e aos mecanismos de produção de conhecimentos pelos alunos. A coleta de dados aconteceu por meio de procedimentos múltiplos, usados como estratégia investigativa para compreender as idéias, atitudes, valores e crenças dos alunos. A análise da prática pedagógica para a formação de professores demonstrou a importância da investigação em ação como uma alternativa para o trabalho de modo reflexivo. Assim, é possível melhorar a qualidade das aulas, formando alunos críticos e atuantes, capazes de atitudes bem pensadas em sua vida pessoal e profissional.

Palabras clave : ensino de ciências; professor-pesquisador; formação de professores; alfabetização científica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )