Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
KOLIOPOULOS, Dimitris; BOILEVIN, Jean Marie y RAVANIS, Konstantinos. LA CLASSIFICATION DU CONTENU CONCEPTUEL DES CURRICULUMS CONCERNANT L'ÉNERGIE COMME OUTIL ÉDUCATIF. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp.63-76. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172005070106.
Nos últimos anos as pesquisas sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem das ciências físicas têm conduzido o desenvolvimento a Didáticas das Ciências Físicas como um campo científico relativamente autônomo. O quadro de pesquisa e de aplicação proposto por esse campo tem influenciado um certo número de modificações em diversos sistemas educativos. Esse artigo apresenta uma discussão e uma tentativa de modelização de propostas curriculares abordando o conceito de energia. È desenvolvida a hipótese de que a passagem de uma abordagem empírico-descritiva da estrutura, do conteúdo e da aplicação do conceito de energia a um estudo que utiliza conceitos fundamentais oriundos da pesquisa em ensino de Física oferece novas perspectivas de ensino.
Palabras clave : ensino de física; curriculums; energia..