SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1UN ESTUDIO DE CASO SOBRE LA EFICIENCIA DE LOS PROCESOS DE AUTORREGULACION EN EL APRENDIZAJE DE LA FISICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

KOLIOPOULOS, Dimitris; BOILEVIN, Jean Marie  e  RAVANIS, Konstantinos. LA CLASSIFICATION DU CONTENU CONCEPTUEL DES CURRICULUMS CONCERNANT L'ÉNERGIE COMME OUTIL ÉDUCATIF. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp.63-76. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070106.

Nos últimos anos as pesquisas sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem das ciências físicas têm conduzido o desenvolvimento a Didáticas das Ciências Físicas como um campo científico relativamente autônomo. O quadro de pesquisa e de aplicação proposto por esse campo tem influenciado um certo número de modificações em diversos sistemas educativos. Esse artigo apresenta uma discussão e uma tentativa de modelização de propostas curriculares abordando o conceito de energia. È desenvolvida a hipótese de que a passagem de uma abordagem empírico-descritiva da estrutura, do conteúdo e da aplicação do conceito de energia a um estudo que utiliza conceitos fundamentais oriundos da pesquisa em ensino de Física oferece novas perspectivas de ensino.

Palavras-chave : ensino de física; curriculums; energia..

        · texto em Francês     · Francês ( pdf )