SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2SOBRE O QUE PROFESSORES DE ECOLOGIA REFLETEM QUANDO FALAM DE SUAS PRÁTICAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BORGES, Antônio Tarciso  and  RODRIGUES, Bruno Augusto. O ENSINO DA FÍSICA DO SOM BASEADO EM INVESTIGAÇÕES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp.87-104. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070202.

Neste trabalho, examinamos as experiências de aprendizagem de um grupo de 9 alunos do 1° e do 2° ano do ensino médio em um curso curto sobre a Física do Som em um ambiente de aprendizagem rico em representações e centrado em computador. Os estudantes, divididos em três grupos, estudaram o texto do curso em seu próprio ritmo. Ao longo do estudo os grupos resolviam exercícios de fixação e respondiam a questões abertas. Algumas questões desafiavam os grupos a planejarem atividades de investigação para resolver problemas conceituais. Os dados analisados foram construídos a partir das gravações em vídeo das sessões dos grupos no ambiente de aprendizagem e de testes de conhecimento específico aplicados antes e depois do curso. Os resultados indicam melhoria no desempenho no pós-teste comparado com o pré-teste e na compreensão dos tópicos abordados no curso.

Keywords : investigações; ensino de física; percepção e aprendizagem..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )