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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BORGES, Antônio Tarciso  y  RODRIGUES, Bruno Augusto. O ENSINO DA FÍSICA DO SOM BASEADO EM INVESTIGAÇÕES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp.87-104. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070202.

Neste trabalho, examinamos as experiências de aprendizagem de um grupo de 9 alunos do 1° e do 2° ano do ensino médio em um curso curto sobre a Física do Som em um ambiente de aprendizagem rico em representações e centrado em computador. Os estudantes, divididos em três grupos, estudaram o texto do curso em seu próprio ritmo. Ao longo do estudo os grupos resolviam exercícios de fixação e respondiam a questões abertas. Algumas questões desafiavam os grupos a planejarem atividades de investigação para resolver problemas conceituais. Os dados analisados foram construídos a partir das gravações em vídeo das sessões dos grupos no ambiente de aprendizagem e de testes de conhecimento específico aplicados antes e depois do curso. Os resultados indicam melhoria no desempenho no pós-teste comparado com o pré-teste e na compreensão dos tópicos abordados no curso.

Palabras clave : investigações; ensino de física; percepção e aprendizagem..

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